ENCONTRO SOBRE ATMOSFERAS EXPLOSIVAS FOI UM SUCESSO

 

A certificação profissional é uma das principais formas de reduzir acidentes em áreas expostas ao risco de explosão

 

Um público de cem pessoas, dez espaços de negócios e muita interatividade. Esse foi o balanço positivo do 3° Encontro Anual Abendi sobre Certificação de Competências Pessoais em Atmosferas Explosivas, realizado no mês passado, em Santos, no Litoral Sul de São Paulo. De forma geral, o evento abordou a importância da certificação profissional das pessoas envolvidas com a rotina dessas áreas, tomadas por gases inflamáveis e altamente expostas ao risco de explosão. Confira, a seguir, o resumo das palestras:

 

Palestra: O sistema de certificação de Competências Pessoais "Ex”, por Hélio Rodrigues (Abendi)

 

Ênfase na sistemática de certificação de pessoas por Organismo de Certificação de 3ª parte e a sua relevância no sentido de eliminar o elo fraco constatado no sistema de certificação composto de: Certificação de Produtos, Empresas, e Laboratório.  

 

 

Palestra: A indústria química e seus desafios em atmosferas explosivas, por Rogério Pereira da Silva (Abiquim)

 

Focada no desafio da Indústria Química Brasileira, destacando o Programa de Atuação Responsável nos temas de Saúde, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho Gestão do Produto e Segurança das Instalações. Nesse contexto, expôs o tema Atmosferas Explosivas e o trabalho desenvolvido nos pilares : Definição do Projeto, Instalações, Manutenção e Operação e Inspeções. O sistema de Gestão de Atuação Responsável tem como um dos requisitos a competência pessoal dos profissionais que exercem atividades em Áreas Classificadas.

 

 

Palestra: O sistema de certificação de empresas de prestação de serviços "Ex": Projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparo "Ex", por : Roberval Bulgarelli (Petrobras)

 

Conceituou a importância da Certificação de Empresas que prestam serviços em várias atividades relacionadas às atividades em Atmosferas Explosivas e a sua relevância na garantia do ciclo de vida total das instalações.

                                                                                    

Palestra : Requisitos de gestão de segurança na manipulação e estocagem de grãos e produtos do agronegócio em atmosferas explosivas, por Tito Ken Yamamoto da ADM (Archer Daniels Midland)

 

Foi demonstrado um teste realizado com poeira recolhida do piso e de equipamentos em um silo de armazenamento de grãos para evidenciar o grau de explosividade que esse elemento apresenta e que, para muitos, é motivo de surpresa. No decorrer da apresentação, o tema abordado foi a necessidade de melhoria de comportamento dos colaboradores e também da chefia, como forma de eliminar ou mitigar os riscos de acidentes com pessoas, instalações e com o meio ambiente no setor do Agronegócio.

 

Palestra: A Formação Profissional em Competências Pessoais Ex, por Fernando Marques do Amaral (SENAI-Santos)

 

Ressaltou a importância dos provedores de treinamento no processo de qualificação e certificação de pessoas que exercem atividades em áreas classificadas.

Relatou também o valor da cultura de aprendizagem do profissional “Ex” e os desafios futuros no sentido de eliminar o elo fraco da corrente do Ciclo de Vida Total de uma Instalação, que é a competência pessoal dos profissionais que atuam neste tipo de ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POST
Please reload

© 2017 by Blog do Nelson López

  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon