ÁREAS CLASSIFICADAS E A RELAÇÃO ABPEX-ABENDI: ONDE TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO SE ENCONTRAM

 

A  ABPEX, parceira da ABENDI no processo de certificação de profissionais para atmosferas explosivas, é, hoje, a entidade mais importante da América Latina a lidar com áreas classificadas .

O trabalho de divulgação de assuntos EX que começou no ano 2001 e envolveu a legislação, a normalização e as técnicas de gerenciamento de riscos de explosões, foi desenvolvido pela ABPEX  ao longo desses 16 anos  por treinamentos em palestras, cursos, seminários e congressos organizados em todas as regiões do país, tendo ganhado, após esse período,  reconhecimento de todas as empresas que lidam com estes riscos.

Quando, no período compreendido entre 1990 e 2006, o Brasil aderiu definitivamente às normas IEC para gerenciar estes riscos, as primeiras a reconhecer o valor desse  trabalho de divulgação e de treinamento foram as multinacionais europeias presentes no país, que já conheciam as vantagens da normalização e suas técnicas de gerenciamento dos riscos, tendo apoiado incondicionalmente o trabalho global   da ABPEX, a ponto de, atualmente, todas  as empresas multinacionais  que têm seus  funcionários corporativos de Segurança e Engenharia para o continente aqui, no Brasil,  procurarem nossos associados  para encomendar a execução dos seus trabalhos de gerenciamento de riscos de explosões nos países da América Latina.

Os treinamentos desenvolvidos pela ABPEX ao longo de todos esse anos, até 2005, foram informais (porque não existia legislação), tendo sido sempre  estruturados para atender  necessidades específicas dos nossos clientes, como no caso da Petrobras, que modulávamos os programas de forma a atender, por exemplo, a área off-shore, refino ou terminais.. Nesse momento, já tinha sido publicada a revisão da Norma Regulamentadora NR-10,  que começou a exigir a Capacitação e a Qualificação dos profissionais de eletricidade quando operavam em áreas classificadas.

Foi nessa época de treinamento de profissionais off-shore que a ABPEX descobriu em Macaé  a existência de alguns deles com a designação de serem  “certificados”, operando nesse meio, e resolveu desenvolver um trabalho para mudar  a “informalidade dos programas de treinamento” desenvolvidos ate então, partindo pela procura de parceiros que tivessem condições de “certificar esses profissionais”... e foi aí que encontramos a ABENDI, que se propôs a trabalhar conosco nessa ambiciosa ideia de certificar profissionais para operar em ambientes  com a presença de atmosferas explosivas!!... Hoje, 10 anos depois, podemos falar para o mundo que o processo de certificação está em vigor e o mérito é  dessa parceria que hoje já começou a operar!!..

​​

A CERTIFICAÇÃO DA ABPEX / ABENDI JÁ ESTÁ OPERANDO!...

 

Uma das principais necessidades que empresas sujeitas a riscos de explosões têm, e que é imposta pelas Normas Regulamentadoras NR-10 e NR-20, é o treinamento e a Capacitação dos profissionais que operam nesses locais. Concomitantemente, para atender às exigências internacionais IECEx/ATEX  e do sistema segurador,  faz-se necessária esta Certificação  que, embora ainda não seja obrigatória, já começa a ser exigida por algumas empresas como condição a ser cumprida  para a contratação de serviços de projeto, montagem, manutenção, reparos, etc. e  é concedida pela Certificadora Abendi,  baseado  em  Módulos de Competência que são definidos pela norma correspondente.

 

As Unidades de Competência são as seguintes:

 

 

Ex 000 | Conhecimentos e percepções mínimas para adentrar em uma instalação contendo áreas classificadas;

Ex 001 | Aplicação dos princípios básicos de proteção em atmosferas explosivas;

Ex 002    | Execução de classificação de áreas;

Ex 003  | Instalação de equipamentos com tipos de proteção Ex e respectivos sistemas de fiação;

Ex 004 | Manutenção de equipamentos em Atmosferas Explosivas;

Ex 005 | Reparo e revisão de equipamentos com tipos de proteção Ex.;

Ex 006 | Ensaios de equipamentos e instalações elétricas em atmosferas explosivas;

Ex 007 | Execução de inspeções visuais e apuradas de equipamentos e instalações em Atmosferas Explosivas;

Ex 008 | Execução de inspeções detalhadas de equipamentos ou instalações elétricas em Atmosferas Explosivas;

Ex 009 | Projeto de instalações elétricas em Atmosferas Explosivas;

Ex 010 | Execução de inspeções de auditoria ou de avaliação das instalações elétricas em Atmosferas Explosivas.

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POST
Please reload

© 2017 by Blog do Nelson López

  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon