3o. Encontro Anual ABENDI sobre Certificação de Competências Pessoais em Atmosferas Explosivas

July 13, 2017

Você sabia que, simplesmente, entrar em um ambiente de trabalho com atmosfera explosiva representa risco de acidente? Locais como esses são tomados por gases inflamáveis ou poeiras combustíveis e, por isso, estão altamente expostos ao perigo de explosões. Uma medida de segurança determinante nessas situações é investir na capacitação profissional das pessoas envolvidas com a rotina em questão. Inclusive, o quesito é uma das exigências de muitas seguradoras antes de fechar contrato com as indústrias. No dia 19 de setembro, esse e outros assuntos serão discutidos pelos mais renomados especialistas da área, durante o 3° Encontro Anual Abendi sobre Certificação de Competências Pessoais em Atmosferas Explosivas, em Santos, no Litoral Sul de São Paulo.

O encontro apresenta uma visão geral sobre os problemas e as soluções relacionadas a essas áreas, abordando legislação, normas e regulamentos, além de proporcionar  a troca de experiências e networking. Entre os pontos altos das discussões estão o processo de certificação de pessoas envolvendo competências pessoais ‘’Ex’’, além das certificações de empresas prestadoras de serviços ‘’Ex’’ (projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparos) e de equipamentos elétricos e mecânicos e Skids ‘’Ex.’’

 

Um dos palestrantes do evento, Roberval Bulgarelli, consultor técnico da Petrobras, explica que a necessidade e o interesse pelo processo de certificação de pessoas vieram do mercado, notadamente das empresas com instalações elétricas, de instrumentação, automação, telecomunicações e mecânicas em Atmosferas Explosivas. “A certificação das competências de pessoas que realizam estas atividades é uma garantia de que conhecem as normas técnicas aplicáveis e também trabalham de forma correta e segura, não apenas no projeto ou na instalação desses equipamentos, mas, também, na sua manutenção, inspeção e reparo”.

 

Confira, a seguir, a programação técnica do evento:

 

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO TÉCNICA DO EVENTO

 

Garanta já sua participação no evento, acesse: abendieventos.org.br/atmosferas_explosivas

Sobre a Abendi –  Voltada à difusão das atividades de Inspeção e Ensaios Não Destrutivos (ENDs), preservando a vida e o meio ambiente, a Abendi mantém parcerias com entidades e empresas para disseminar o uso de ENDs, técnicas indispensáveis na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção.

A Abendi também é acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, como Organismo de Certificação de Pessoal – OPC-002, conforme a Norma ISO 17024, para a qualificação e certificação de pessoal em END, baseada nos critérios da Norma ISO 9712. Credenciada, desde 2003, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como Organismo de Normalização Setorial (ONS-58), para a elaboração de normas de END; e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) como instituição de Pesquisa & Desenvolvimento P&D, nas áreas de interesse da indústria petrolífera e também é acreditada pela ANP desde 2013 como Certificadora de Conteúdo Local.

 

A associação ainda é reconhecida como Entidade Tecnológica Setorial (ETS), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para a gestão tecnológica na área de END. Desde 2006, é qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), pelo Ministério da Justiça, que possibilita receber doações de empresas, dedutíveis do lucro operacional; desenvolver projetos do interesse do setor público; ações de formação e capacitação de pessoas; e a chance de receber bens apreendidos, abandonados ou disponíveis, administrados pela secretaria da Receita Federal.

Além disso, também possui acordos e convênios de cooperação técnica com instituições brasileiras e internacionais, como o BAM – Instituto de Materiais da Alemanha.

 

Informações à imprensa:

Alexandra Alves

Tel: (011) 5586-3170 / 98300-4837

Email: alexandraalves@abendi.org.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POST
Please reload

© 2017 by Blog do Nelson López

  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon