MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO TREINA SEUS PERITOS EM ÁREAS CLASSIFICADAS COM A PROJECT-EXPLO E A ABENDI….

June 4, 2017

 

As explosões e incêndios provocados pelas áreas classificadas são reconhecidamente os acidentes que mais matam e ferem, além de acabar com o patrimônio das empresas onde estas explosões acontecem. No nosso meio, estes riscos são abordados por algumas Normas Regulamentadoras  editadas pelo Ministério do Trabalho devendo  ser gerenciados por meio das  Normas Tecnicas Brasileiras em vigor, editadas pela Comissão Técnica CT-31 do Cobei, da ABNT, hoje baseadas em normas de origem internacional.

 

E de todos conhecido o fato que,  apesar da seriedade e importância, o assunto “riscos de explosão” desde o aparecimento das primeiras indústrias com presença de áreas classificadas no período 1930/40 até os anos 2000 sempre foi tratado com um certo descaso e  a desinformação permeu este tema…e esta situação só começou a mudar nesse ano . Olhando  a história das áreas classificadas, vemos claramente que ao longo dos últimos 17 anos, tudo mudou!,. apareceu a legislação ( representada pelas Normas Regulamentadoras do MTE, por disposições da ANP, etc), a Normalização Tecnica que passou a ser de uso obrigatório, a necessidade de Certificação dos componentes elétricos para uso nesses locais, a necessidade de Capacitar as pessoas que operam nesses ambientes, etc.

 

Esse novo quadro evidenciou a necessidade de fiscalizar com rigor o cumprimento das Normas Regulamentadoras e das Normas Tecnicas em vigor e como consequência disto, o trabalho de fiscalização e de perícia, que sao de responsabilidade do MTE e do MPT precisaria também de uma atualização….por isto, o Ministério Público do Trabalho, resolveu reciclar seus profissionais implantando um Programa de Treinamento que teria esse objetivo. Para isso contratou a Project-Explo, empresa de consultoria líder nacional  em Prevenção de Explosoes e em Treinamentos em áreas classificadas . Este programa não fica apenas na simples Capacitação  para quem participa, mas dá aos profissionais a condição de serem certificados pela Abendi, parceira exclusiva da Project-Explo, neste caso na Unidade de Competência EX-000.

Como esses profissionais operam em todos os estados brasileiros, impossibilitando pelas distâncias um programa de treinamento presencial, seria necessário então desenvolver o trabalho via Internet, razão pela que foi preciso equipar todas as instalações regionais com os elementos que  essa modalidade de treinamento necessitava.

 

O programa foi finalmente desenvolvido via Internet, no mês de Maio nas instalações do Ministério Público do Trabalho e dele participaram Auditores Fiscais do Ministério do Trabalho, Peritos do MPT e Pesquisadores da Fundacentro, quando aproveitamos para fazer o lançamento extraoficial deste Portal, que terá a responsabilidade de reciclar permanentemente todos os profissionais envolvidos com assuntos EX, porque como dito nessa oportunidade pelo responsável por este veículo ” um programa de treinamento jamais termina, porque tudo muda: a legislação, a normalização, a tecnologia, e a inventiva  dos profissionais para integrar essa tecnologia nas soluções…” Por isto, no final do evento foi assumido pelos presentes o compromisso de  aportar rotineiramente com matérias relacionadas com a legislação e a fiscalização que são da sua responsabilidade.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POST
Please reload

© 2017 by Blog do Nelson López

  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon