RISCOS DE EXPLOSÃO: VAMOS ELIMINAR AS ÁREAS CLASSIFICADAS EM LUGAR DE GERENCIÁ-LAS

May 10, 2017

“Eliminar as áreas classificadas” é uma frase que,  via de regra não faz o menor sentido para a maioria dos profissionais que trabalham em empresas que  transportam, armazenam, manipulam ou  processam inflamáveis e/ ou combustíveis sejam gases ou líquidos inflamáveis ou mesmo sólidos combustíveis a granel formando poeiras ou fibras …Isto, por uma questão histórica, já que para eles, essas áreas classificadas são inerentes ao processo.

Segundo eles, seja qual for o processo ( transporte, transferência, armazenamento, manipulação, processamento, envase, etc.) as áreas classificadas estarão sempre presentes porque “são consequência da própria operação”, portanto o único que cabe e ter cuidado!,sendo necessário apenas  gerenciar esses riscos !.. não havendo mais nada a fazer!…mas, à luz do conhecimento, não é bem assim.

 

De fato, as áreas classificadas são consequência… o que não se diz e que são “consequência de ações ou operações que não estão sendo bem feitas“, porque se há liberação de produtos em forma de gases, vapores ou poeiras nos ambientes é porque não está havendo zelo na operação ou não está havendo cuidado com o processo!..Se o processo é transporte, ou transferência, ou manipulação, ou envase de produtos perigosos, é possível que haja vazamento o derramamento de produtos  E É ISSO O QUE GERA AS ÁREAS CLASSIFICADAS!,.. VALENDO  TANTO PARA GASES, VAPORES , POEIRAS OU FIBRAS,...

 

Ante esta situação ( a presença de áreas classificadas), cabem duas possíveis posturas:

 

1) Aceitarmos a presença dessas áreas e gerenciamos os riscos, ou

 

 

 

2) Eliminarmos esses riscos, com o que o nosso trabalho de campo fica seguro e simplificado.

Este tema com todos os seus desmembramentos será tratado permanentemente neste Portal, já que precisamos dar a conhecer aos usuários as ferramentas existentes, que são desconhecidas pela maioria  e que com certeza representarão grandes vantagens econômicas e operacionais para as empresas e seus funcionários.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POST
Please reload

© 2017 by Blog do Nelson López

  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon